quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

De Outros Carnavais na telona



No dia 03 de dezembro, última terça-feira, lançamos em Pelotas o documentário De Outros Carnavais - um filme que estamos gravando desde 2011: foram três anos consecutivos acompanhando o Carnaval de Pelotas.
O lançamento reuniu uma média de 900 pessoas no Theatro Guarany e o evento foi registrado pelo fotógrafo e parceiro Felipe Freitas. Para ver as fotos da estreia, basta clicar aqui.
 

Os 58 minutos de filme foram atentamente observados pelo público presente no Theatro, um público heterogêneo, misturando carnavalescos e cinéfilos. O filme, finalizado e lançado com recursos do Procultura de Pelotas, edital 2012, teve uma linda estreia, com casa cheia na noite de terça-feira.
A missão com esse documentário era narrar com poesia o Carnaval da nossa cidade e acreditamos, ao receber alguns retornos, que conseguimos:
 

"Lindo filme, um registro muito digno dos carnavais de Pelotas! Parabéns pela sensibilidade da equipe!!" 
Noris Leal
 

"Parabéns pelo trabalho! Um lindo caso de amor, 'retratado' pelas câmeras!!!" 
Alessandra Alvariza
 

"Parabéns a todos vcs! Momentos de recordações e de emoções!!! Sou de um tempo, sim de um tempo dos carnavais na rua XV de Novembro...Lindo trabalho!!!"
Elenir Barcellos
 
"Mais uma vez parabéns a todo o pessoal da Moviola Filmes pelo brilhante trabalho mostrado na noite passada no Teatro Guarani, foi muito bom ver nosso carnaval retratado de uma forma simples, real e bonita. Espero que o trabalho de vcs sirva de motivação para nós carnavalescos e ao poder publico de nossa cidade, uma festa tão bonita não pode simplesmente sucumbir. Carnaval é arte, cultura e lazer direitos do povo, dever dos governantes. Obrigado a vcs por nos permitir fazer parte de um trabalho tão bonito."

Sandro Sabão
 

"Ontem assisti ao excelente documentário do Moviola Filmes De outros carnavais. O Teatro Guarany estava cheio das pessoas que fazem o carnaval de Pelotas, um carnaval que eu não sabia que existia, com ótimas coreografias, fantasias, adereços, tudo organizado por pessoas que dão o sangue para que aconteçam os desfiles. É uma pena, como disse o Banha, que o carnaval de Pelotas não seja realizado no centro da cidade a fim de se tornar um evento turístico como é o de Jaguarão, por exemplo. Vida longa aos carnavalescos, parabéns a Cíntia Langie, ao Rafael Andreazza e a toda equipe, em especial ao Davi Batuka pela excelente trilha sonora. Que bom saber que em Pelotas existe gente tão competente!" 
Danielle Formozo
 

"Hoje senti emoção semelhante a que a Telles me provoca quando vi o Teatro Guarani cheio de sambistas ou pelo menos simpatizantes do carnaval pelotense e digo com o peito estufado de orgulho PARABÉNS a equipe, mostraram a riqueza do nosso carnaval, pois sim SOMOS RICOS E MUITO RICOS... Ricos de cultura, ricos de paixão por nossas entidades, ricos de amor pelo carnaval e não deixaremos ele morrer!!!" 
Janaína dos Santos Motta 

O filme De outros Carnavais não tem foco nem na trajetória histórica do Carnaval de Pelotas, nem na problemática existente ano a ano sobre as carências e a estrutura da festa. O filme é uma homenagem ao samba, ao ritmo, à garra, à arte e à alegria. Porém, foge de nosso controle as ações paralelas que podem ocorrer a partir do filme, como discursos ou reclamações a respeito da folia na cidade. Fizemos o filme por acreditar na força das pessoas que fazem o carnaval e nada mais que isso! 



Para quem não pode ir ao lançamento no dia 03, ou para aqueles que foram e querem adquirir o filme (ou até indicar para os amigos comprarem), informamos que o DVD do documentário De outros Carnavais já se encontra a venda pelo valor de R$12,00 na loja 44 - Doces Lembranças Pelotas - no Mercado Público, bem ali no centro!

Esperamos que que a alegria do carnaval, transposta em sons e imagens no filme, possa encantar as mais variadas plateias!

Nenhum comentário: