sexta-feira, 2 de agosto de 2013

As andanças da "Caravana de Cinema no Extremo Sul" viram documentário



Em abril de 2013, a produtora Moviola saiu em viagem pelo Extremo Sul do Brasil, com seus dois últimos filmes na bagagem (Marcovaldo e O Liberdade), para realizar sessões de cinema ao ar livre em pequenas cidades do interior gaúcho. O projeto intitulado "Caravana Cinema no Extremo Sul", financiado pela Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul, levou o cinema produzido na região de forma gratuita a mais de duas mil pessoas. 

Foram 12 cidades contempladas - Chuí, Santa Vitória, Rio Grande, Mostardas, São José do Norte, Aceguá, Bagé, Santana do Livramento, Quaraí, São Lourenço, Canguçu e Piratini. Dentro do ônibus, percorrendo as estradas do pampa, estavam os próprios realizadores dos filmes, que montavam a tela, realizavam a projeção e depois promoviam um bate papo com os espectadores. 


Essa aventura de 15 dias na estrada deu origem a um documentário de "making-of", com 40 minutos de duração. Trata-se de um mix composto por imagens, relatos e reflexões sobre arte, acesso à cultura e pro-atividade no cinema. O documentário está agora em fase de finalização e deverá ser lançado no segundo semestre de 2013.
 

 

Nenhum comentário: