sexta-feira, 2 de agosto de 2013

2013 e os 3 projetos da Moviola



Em 2013 a produtora Moviola Filmes completa seis anos e executa três projetos: um projeto de distribuição - Caravana Cinema no Extremo Sul - e dois documentários - De outros carnavais e Uma terra só.

"Caravana Cinema no Extremo Sul" é um projeto de circulação de obras audiovisuais e tem financiamento do ProCultura RS do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Foi realizado em abril de 2013, quando a equipe da Moviola percorreu 12 cidades do interior gaúcho exibindo suas duas últimas produções - Marcovaldo e O Liberdade. O projeto atingiu mais de 2 mil espectadores, com sessões comentadas de cinema ao ar livre. 
O resumo dessa jornada do cinema transformou-se em um documentário de "making of" com 40 minutos, em que os realizadores da Caravana comentam como foi o projeto e a particularidade de cada cidade visitada. O documentário está agora em fase de finalização e deve ficar pronto no final de agosto. Depois disso, a equipe deverá preparar uma sessão comentada na cidade de Pelotas.



"De outros Carnavais" - em fase de pós-produção - é um documentário financiado pelo ProCultura de Pelotas que irá mostrar personagens, bastidores e momentos dessa festa popular. Desde 2011 a equipe da Moviola capta imagens dos bastidores e desfiles do Carnaval de Pelotas. Agora, o momento é de montagem e o filme tem previsão de lançamento para outubro.


E o terceiro projeto da Moviola em 2013 é o documentário "A Linha Imaginária", sobre a fronteira do Brasil com o Uruguai. O filme, financiado pelo FAC do Governo do Estado do RS, terá exibição na TVE e será lançado no primeiro semestre de 2014. Entre muitos personagens, Aldyr Garcia Schlee é uma das vozes desse filme, que será gravado em Jaguarão, Santana do Livramento, Aceguá e Chuí.



Nenhum comentário: