terça-feira, 19 de junho de 2012

O Liberdade no circuito de Mostras e Festivais


Foto: Felipe Campal

Na última sexta-feira (15), Pelotas perdeu Avendano Jr., uma importante figura da música popular brasileira. O cavaquinista e compositor, que encantou por décadas o público do bar Liberdade nas noites de sexta e sábado, deixará saudades, mas seu legado musical permanece.
Um trabalho de resgate de suas composições faz-se necessário daqui para frente, tanto através da escrita de partituras musicais, quanto pela publicação de suas músicas em CD. Inúmeros músicos, técnicos e artistas já se mobilizam no sentido de que a obra de Avendano Jr. não seja esquecida.
Neste sentido, o documentário O Liberdade (Moviola Filmes, 2011), que tem o músico como figura central, segue sua carreira de exibições pelo Brasil. Na sexta-feira dia 15 – dia em que ocorreu o falecimento do músico -, a obra foi exibida em Salvador, em uma das cinco etapas do festival itinerante Conexão Vivo Movida
Na próxima quinta-feira, dia 21 de junho, o filme que conta a história do bar Liberdade concorre na categoria longa-metragem documentário do 16o FAM – Festival Audiovisual Mercosul, em Florianópolis. Ainda nesta semana, o filme também participará do XIX Cinesul – Festival Ibero-americano de cinema e vídeo, na sexta-feira, dia 22. Essa sessão ocorrerá no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, na mostra intitulada Bossas Musicais. 
A equipe da Moviola segue enviando o filme a festivais e mostras. Desse modo, permanecerá viva essa história, e quem assistir ao filme poderá conhecer o talento de Avendano e a bela história dele e de todos os persoangens do bar Liberdade da cidade de Pelotas.

Nenhum comentário: