domingo, 24 de junho de 2012

O Liberdade é eleito Melhor Documentário no 16 FAM - Florianópolis Audiovisual Mercosul



O Documentário O Liberdade foi o vencedor do prêmio Melhor Documentário do Mercosul pelo Júri Oficial no 16 FAM no dia 22 de junho em Florianópolis. O longa de 71minutos realizado em 2011 pela Moviola Filmes, com direção de Cíntia Langie e Rafael Andreazza, conta a história de Avendano Jr. e seus companheiros, da resitência do chorinho por quatro décadas no bar Liberdade.
Avendano Jr., um grande compositor e cavaquinista da música brasileira, amigo e seguidor de Waldyr Azevedo, faleceu no dia 15 de junho de 2012, deixando saudade. Porém, sua música seguirá encantando pelo mundo através do filme e de outras iniciativas de resguardo de suas geniais composições.  É nesse sentido que o filme representa uma peça fundamental na memória da cultura brasileira, pois valoriza não só Avendano Jr. e seus companheiros, nem apenas as pessoas que são a alma do Liberdade, mas também a música genuinamente brasileira: o choro.
O prêmio de Melhor Documentário no 16 FAM - um festival respeitado e consolidado como uma importante janela de valorização do cinema do Mercosul - significa a devida valorização que essa história merece.
O filme segue sua carreira e já tem sessões pré-agendadas no Brasil e em vários países da América Latina.
Outras informações sobre o Festival Audiovisual do Mercosul que ocorre há 16 anos em Floripa podem ser adquiridas no site do evento, no endereço http://www.audiovisualmercosul.com.br/.


Nenhum comentário: