terça-feira, 19 de agosto de 2014

Moviola Filmes exibe produções na Acolhida da FURG



Na quinta-feira dia 04 de setembro, às 19h, no estacionamento do Pav.04 do Câmpus Carreiros da FURG, em Rio Grande, um telão será montado para uma sessão de cinema gratuita ao ar livre, com produções da Moviola Filmes. A sessão é uma das atividades da Calourada da FURG para acolhida aos alunos da instituição. Serão exibidos os filmes Marcovaldo (2010, 15min) e A Linha Imaginária (2014, 26min), e após a sessão ocorrerá um debate com os realizadores.
A iniciativa de realizar essa sessão especial partiu da própria FURG, em virtude do projeto de circulação de filmes "Caravana Cinema no Extremo Sul", executado pela Moviola Filmes em 2013. 

Sobre os filmes:




Marcovaldo (15min) é um curta-metragem de 15 minutos que conta em forma de crônica visual um dia na vida de um trabalhador brasileiro. O filme foi lançado em 2010 e já percorreu festivais no Brasil e no mundo, tendo obtido importantes prêmios, como de Melhor Música em Gramado, Melhor Fotografia em Petrópolis, e Prêmio do Público em Marselha na França.

 














A Linha Imaginária (26 min) é um documentário sobre o universo da fronteira Brasil-Uruguai que busca retratar a essência deste território tão peculiar: seus contrastes, diferenças, identidades e linguagens. Um território influenciado por diversas culturas onde a linha divisória é uma mera ilusão. Dentro desse universo tão rico, o filme reúne depoimentos de pessoas que vivem neste entorno, que o constituem, ao mesmo tempo que por ele são constituídos. O documentário de 26 minutos, dirigido por Cíntia Langie e Rafael Andreazza, tem como um dos personagens principais Aldyr Garcia Schlee, escritor cuja literatura advém do encanto e da perplexidade com esse território tão peculiar. O projeto é financiado pelo FAC – Fundo de Apoio a Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Gravado em 2013 nas cidades de Aceguá, Chuí, Santana do Livramento e Jaguarão o filme teve estreia em abril de 2014 na TVE para todo estado do Rio Grande do Sul.

18 comentários:

Anônimo disse...

Muy lindo!

Rafael disse...

Hermoso!

Unknown disse...

El documentario muestra la realidade del pueblo fronteiro que es humílde. La mezcla entre las culturas la Brasiléna y la vrugua . Ya, lo vico de las tíerras, la vida en el campo. Las personas que viven más de la natureza que dee comercio, um lugar que muchos encuentram refugio para el comercio. un publo que el gusta la música gaucha, un lugar que tiene muchos refugiados. Jovana lurene.

sandy disse...

Muy lindo

CAROINA CAETA FERNANDES disse...

LINDO MUY BELLO,HERMOSO,

CAROLINA CAETA FERNANDES disse...

MUY LINDO,BELO ,HERMOSO

odvan disse...

Me pareció muy bueno porque los informes de las ciudades fronterizas, es muy interesante.

Jacielen Prates disse...

Muy lindo, muy educativo, muy criativo.

Anônimo disse...

muy lindo la frontera

Anônimo disse...

muy encantadoras ciudades hermosas y mucha cultura

Anônimo disse...

me parecia muy bueno el documentario , por que muestra las canciones y las tradicciones de Uruguay.

Larissa disse...

Muy interesante y educativo.

A B M disse...

encontre muy hermoso el documentario, porque muestra la región fronteriza entre Brasil y Uuguay.

A disse...

De lo que vi del documentario no me ha gustado mucho , porque me pareciá aburrido

Anônimo disse...

murilo soares
Me pareció muy bueno porque le dice a poco de la cultura fronteriza

ana lúcia disse...

me gusto muchisimo el documentario, por que muestra la region fronteriza

BAN disse...

Bruna e Ane lize:
Bueno, nos encanto mucho del documentario, muestra la realidade de nuestra frontera com nuetros hermanos.

ACL disse...

encontre muy interesante el relato de las personas ellas hablaron sobre nuesta frontera, también me gustó la música y los paisajes.



Nombres: Andressa Machado, Caroline Delfim, Lutiélen Garcia.

Clase: 201

Escuela: Luiz Maria Ferraz- CIEP

Bagé 01/09/2014