quinta-feira, 13 de setembro de 2012

"As memórias do Vovô" irá resgatar a trajetória de Francisco Santos, pioneiro do cinema no Brasil



A
Produtora Experimental de Audiovisual da UFPel, em parceria com A Vapor Estúdio, está finalizando o documentário de curta-metragem intitulado As memórias do Vovô. O filme vai trazer algumas informações sobre Francisco Santos, cineasta português que veio morar em Pelotas e criou aqui a Guarany Films. Entre seus filmes, destaca-se "Os óculos do vovô", obra rodada em Pelotas no ano de 1913 que hoje é considerada o mais antigo filme de ficção do Brasil, que ainda se tem registros.
Para contar essa história, o documentário apresenta depoimentos de Joari Reis, Luis Rubira, Ivonete Pinto, Guilherme da Rosa, Lanza Xavier, entre outros.
As entrevistas foram todas captadas durante o 3o Festival Manuel Padeiro de Cinema e Animação, em 2012, no Theatro Guarany, no qual foram exibidos em sessão especial os fragmentos restaurados de “Os óculos do Vovô”.
Como referência para a pesquisa do filme foi utilizado o livro Francisco Santos: Pioneiro no Cinema do Brasil, de Yolanda Lhullier e Pedro Caldas.
As memórias do Vovô conta com roteiro, direção e montagem de Cíntia Langie, direção de arte de Bianca Dornelles, trilha original de Eduardo Varela, animação de Bruna Thaís de Paula, finalização de Thiago Rodeghiero, finalização de áudio de Lauro Maia, e design gráfico de Paula Langie.
A previsão de lançamento é em novembro de 2012.

Nenhum comentário: