quarta-feira, 6 de abril de 2011

Marcovaldo ganha dois prêmios na França


O curta-metragem Marcovaldo, realizado em 2010 pela equipe da Moviola em Pelotas, recebeu dois prêmios no Festival de Cinema Sul Americano em Marselha, na França - o 13 Rencontres du Cinéma Sud-Américain de Marseille et Région. O curta foi aplaudido pelo público francês e levou o Prêmio do Público para curta-metragem. O filme agradou também o juri jovem do festival, levando o Prêmio Especial do Júri Jovem. O Festival ocorreu de 23 de março a 3 de abril em Marselha e região, na França e Marcovaldo concorreu com outros 7 curtas da América do Sul.  
A seleção para esse encontro na França já era uma conquista para o curta, feito de forma "artesanal", visto que foi realizado sem patrocínio nem lei de incentivo. Todos trabalharam de forma voluntária e o filme contou com o apoio de diversas entidades locais, inclusive da UFPel.  
A obra, que teve produção 100% local, incluída trilha sonora original, foi lançado em 14 de outubro de 2010 no Theatro Guarany, levando mais de mil pessoas à estreia e vem fazendo carreira em festivais do Brasil e do mundo, onde recebeu prêmios como o de Melhor Fotografia em Petrópolis/RJ, Menção Honrosa em Fernando de Noronha/PE e Melhor Curta-metragem pelo Júri Popular em Parauapebas/PA. Além disso, foi eleito por voto popular em Montevidéu, como um dos curtas a ser exibido no dia nacional do Cinema do Uruguai. 
Depois dessa importante conquista, a equipe da Moviola centra-se na produção dos dois documentários que está desenvolvendo – um sobre o chorinho do Bar Liberdade e outro sobre a paixão pelo Carnaval. 
Para ver a premiação completa do Festival de Marselha, acesse http://cinesud-aspas.org/prix_jury.html

Nenhum comentário: