segunda-feira, 7 de março de 2011

De outros Carnavais





De outros carnavais é o título do novo projeto da produtora Moviola. Depois de realizar e distribuir o curta de ficção Marcovaldo, a equipe passou a dedicar-se ao documentário sobre o carnaval de Pelotas. O argumento foi criado pelos cineastas em parceria com a ex-secretária de projetos Especiais, Cláudia Ferreira e trata-se de um filme sobre o carnaval e as pessoas que o fazem. Não é um filme de cobertura do carnaval 2011 e não tem a pretensão de registrar os acontecimentos do evento.  A proposta é desenvolver um documentário que reúna depoimento de pessoas envolvidas no carnaval de Pelotas, tanto pessoas que há mais de 50 anos fazem a festa acontecer, como alguns novatos que prometem ser o futuro do carnaval.
Este projeto começou a ser feito no dia 15 de janeiro - na escolha da Corte 2011. Desde então a equipe da Moviola vem colhendo depoimentos de pessoas que estão dentro deste e de outros carnavais, como seu Roceli do Bloco Burlesco Bafo da Onça, Dona Iraí da Escola de Samba Unidos do Fragata, Dona Jura da Imperatriz da Zona Norte,  William Pereira passista da General Telles e Dona Zuleica da Academia do Samba.
A idéia é lançar o documentário em um evento de mistura entre o cinema e o samba, contando com a participação das entidades carnavalescas. E por falar nelas, a Moviola gostaria de agradecer a todas pelo lindo carnaval. Um espetáculo de arte, no qual brilharam inúmeros talentos da dança, da arte, da música. 
O documentário da Moviola vai mostrar a história das pessoas que fazem essa manifestação popular acontecer, trazendo um pouco das imagens da folia, mas desde já é preciso anunciar que não se trata de cobertura do evento e o objetivo não é relatar o desempenho das escolas, nem mostrar a premiação do Carnaval 2011, tampouco os percalços da organização.
É um filme de emoção, narrado por personagens que a Moviola foi encontrando no caminho, pessoas que vivem o carnaval o ano inteiro e que sabem fazer um espetáculo bonito.  Quem quiser ver algumas fotos dos desfiles na passarela, basta acessar o facebook da Moviola e procurar os álbuns do carnaval.


A equipe que está realizando este filme é composta por:

Cíntia Langie - direção e montagem
Rafael Andreazza - direção e entrevistas
Alberto Alda - direção de fotografia
Felipe Campal - operador de câmera
Alexandre Mattos - produção
Davi Mesquita - som direto
Lauro Maia - finalização de áudio
Gabriele Bentos - arte gráfica

Nenhum comentário: